Coaching nas Escolas: O Cenário Internacional e Nacional

Coaching nas Escolas: O Cenário Internacional e Nacional

Por: Marcia Belmiro | Educação | 12 de fevereiro de 2019

Com o avanço tecnológico e o surgimento de novas tendências, crianças e adolescentes contemporâneos possuem um grande acesso à informação. Este alcance nem sempre age a favor do crescimento dos jovens. Quando entramos no cenário educacional, percebemos que os educadores enfrentam um desafio muito grande em conseguirem obter maior envolvimento e atenção dos alunos em sala de aula, o que acaba não só gerando uma queda no desempenho escolar, mas também dificuldades nas relações interpessoais. A fins de solucionar estes déficits, diversos programas têm sido criados e instalados nas redes de ensino, um deles é o processo de coaching personalizado para o setor da educação dentro e fora do Brasil.

A implantação do Coaching nas escolas inglesas e no Brasil

No Reino Unido existem programas de treinamento para educadores, como o Desenvolvimento Profissional (DP). Ao longo do tempo, os professores notaram que as atividades desenvolvidas nestes modelos não eram eficazes e não apresentavam resultado de melhoria na vida e no rendimento dos alunos. O programa que gera um gasto entre 84 e 181 milhões de dólares por ano para o governo inglês, apresenta processos nada personalizados compostos por práticas e workshops generalizados. Com a ideia de levar algo inovador e que efetivamente atendesse as necessidades dos professores, surgiu o Instructional Coaching (Coaching Instrucional). O programa customizado que oferece acompanhamento integral dentro de sala de aula para que pontos de melhoria sejam notados e pontuados através de feedbacks, os educadores também recebem orientações sobre as tarefas desenvolvidas para serem praticadas pelos alunos. Toda a metodologia aplicada no dia-a-dia dos estudantes garante que eles possam absorver o melhor da vida acadêmica de forma saudável e equilibrada. Segundo Sarah Galey, pesquisadora da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, além do coaching instrucional agir nos alunos, também influencia para uma expansão profissional, coletiva e organizacional dos próprios professores. Todos os processos permitem que os profissionais compartilhem e discutam seus planos de aula, além de estratégias a serem adotadas em classe. Galey ressalta também que o coach (profissional que aplica o método de coaching) precisa receber instruções claras quanto ao objetivo do treinamento e saber exatamente a importância de papel dentro da organização para que ele opere de forma clara e assertiva.

A aplicação do Coaching Infantojuvenil voltado para o corpo docente nas instituições de ensino é uma realidade. No ano de 2015 foi criado no Brasil um método inédito e inovador. Com técnicas e ferramentas exclusivamente desenvolvidas para atender este setor, o Programa de Formação Kids Coaching qualifica e habilita os profissionais para atuarem na construção do equilíbrio da criança e favorecendo questões comportamentais e emocionais. Posteriormente, foi criado o Programa de Formação Teen Coaching, que é exclusivamente voltado para adolescentes. Além do trabalho direto com os jovens, o treinamento também permite entrar na realidade de pais ou responsáveis, e profissionais que englobam o universo infantojuvenil, principalmente professores e pedagogos. Os recursos possibilitam que os docentes ajudem a ampliar a autoestima, a autoconfiança e também de desenvolver a melhoria das relações interpessoais permitindo que o jovem absorva o melhor da vida como um todo de forma equilibrada e com cuidados consigo mesmo. Todas estas mudanças estão diretamente ligadas à melhoria do desempenho escolar.

Visto isso, o Programa Kids Coaching está na vanguarda na tendência de mercado: não só capacitando coaches para desenvolverem processos escolares, como vem sendo contratado no Reino Unido, mas também tornando os professores capazes de adotar uma abordagem Coaching em sala de aula. O modelo de Coaching voltado para instituições de ensino é algo inovador e que está em grande ascensão. O projeto tem apresentado resultados muito satisfatórios e promete gerar mudanças positivas dentro das escolas de todo o Brasil e do mundo.

Orientar e qualificar profissionais responsáveis pelo desenvolvimento intelectual tem se tornado um grande diferencial dentro das organizações, principalmente quando é levado em consideração as mudanças nos cenários familiares, docentes e nos ciclos sociais. Acompanhar as mudanças é essencial. Colaborar e fazer parte dela, é necessário. Com técnicas e métodos adequados, é possível entrar e transformar a vida de jovens através da escola.

 

Fonte: Brookins – Instructional coaching holds promise as a method to improve teachers impact, Matéria de Diana Quintero, 25 de Janeiro de 2019

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