Dicas de atividades extracurriculares on-line

Dicas de atividades extracurriculares on-line

Por: Marcia Belmiro | Educação | 17 de agosto de 2020

O momento atual, de escolas fechadas por conta da pandemia de coronavírus, pode ser uma ótima oportunidade para buscar atividades extracurriculares on-line para os alunos – seja porque as crianças e adolescentes ganharam tempo livre por não estarem se deslocando pela cidade, seja porque algumas atividades complementares estão provisoriamente suspensas.

Tomando cuidado com a sobrecarga de atividades e escolhendo sites e aplicativos que despertem o interesse dos jovens (tanto em termos de assuntos quanto de abordagens, preferencialmente interativas) essa pode ser uma boa alternativa para sair da rotina e descobrir novos conhecimentos.

A possibilidade de aprender de maneira diferenciada, no seu próprio ritmo, assuntos não obrigatórios, pode estimular o gosto pela pesquisa e a autonomia individual na busca por saberes e no aprofundamento do que está na grade curricular. O hábito de fazer pesquisas por conta própria desenvolve a autorresponsabilidade nos alunos, o que vai ser importante ao longo de toda a sua vida.

Confira três aplicativos e um site que ensinam e divertem estudantes de idades variadas:

Google Arts & Culture

Este aplicativo promove passeios virtuais, por meio da ferramenta Google Maps, para lugares tão diversos como as pirâmides do Egito, o fundo do mar ou o centro histórico da sua própria cidade.

Museu Americano de História Natural (Explorer – AMNH NYC)

O aplicativo possibilita uma visita ao acervo do American Museum of Natural History, em Nova York, e mostra ainda curiosidades como um vídeo mostrando como é montado o esqueleto de um dinossauro.

Universidade das Crianças

Neste projeto, disponível pelo site http://www.universidadedascriancas.org/, acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) respondem a perguntas enviadas pelas crianças.

Khan Academy Kids

Este app, desenvolvido em parceria com a Universidade de Stanford, ensina língua estrangeira, matemática e lógica para crianças até 8 anos. Obs.: O programa é todo em inglês.

Matérias Relacionadas

É possível uma escola prosperar na pandemia?
Coach, o que fazer quando seu cliente não contribui nas sessões?
Cozinhar com os filhos: bom para adultos e crianças