#euindico – Marcia Belmiro: filmes que inspiram professores 2
Por: Marcia Belmiro | Educação | 28 de outubro de 2019
Em nossa homenagem aos professores em forma de lista de filmes inspiradores, não podíamos deixar de fora alguns clássicos que levam brilhantemente a uma reflexão do papel do professor como modelo positivo para seus alunos. Confira aqui o #euindico – filmes que inspiram professores 2:
Coach Carter – Treino para a vida Estados Unidos, 2005
Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, aceitando se tornar o treinador do time de basquete. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.
Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o professor, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensiná-los. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.
O treinador de futebol Grant Taylor está com problemas pessoais, enfrentando os pais dos jovens do time que querem forçar a escola a substituí-lo. Seguindo a mensagem de um visitante, ele inspira a equipe a usar a fé para vencer obstáculos.
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar história da arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensar por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala a seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.