Por: Marcia Belmiro | Educação | 10 de outubro de 2019
Na infância, quem nunca ouviu a frase “pergunta pro seu pai” e, no minuto seguinte, “pergunta pra sua mãe”?
“Isso acontece quando não há limites claros nem uma estrutura que a criança entenda como única na família. Esse tipo de situação pode gerar o seguinte comportamento: o filho se sente confuso sobre as regras da casa, então percebe que há espaço para fazer jogos emocionais com os pais, de modo a conseguir sempre o que deseja”, alerta Marcia Belmiro.
É normal haver discordância entre os cuidadores principais, mas nos pontos mais importantes ambos necessitam estar de acordo. Para isso, os valores da família (aqueles que são inegociáveis para o grupo familiar), uma vez que sejam discutidos previamente entre os adultos – independentemente de os pais formarem um casal ou não – haverá clareza e segurança para os pequenos.
“É importante falar também sobre os papéis caricaturais que são desempenhados com frequência: um dos pais é o ‘bonzinho’, que deixa o filho fazer tudo, e o outro é o ‘mauzinho’, que não permite nada e sempre dá as broncas. Esse tipo de divisão não contribui para o amadurecimento da criança; ao contrário, só gera desinteresse pelo bem-estar coletivo. Respeitando o estilo e o temperamento de cada um, pai e mãe são igualmente responsáveis pela educação de seus filhos, o que inclui permitir determinadas coisas e negar outras, com clareza e argumentos sólidos”, explica Marcia Belmiro.
Para auxiliar as famílias nessa importante missão, disponibilizamos aqui a lista de valores utilizada nos programas Kids Coaching e Teen Coaching. Ela foi elaborada com base no estudo do psicólogo francês Pierre Weil, que pesquisou diversas culturas em todo o mundo e chegou aos 42 valores mais universais.
Dos valores a seguir, escolham os 8 que estão mais de acordo com a sua família. Anotem eles e deixem a lista em um local visível, como a porta da geladeira. Sempre que precisar lembrar o que realmente importa para a sua família, olhe a lista de valores criada por vocês para realidade da sua família.