Vestibular: o maior desafio é a inteligência emocional
Por: Marcia Belmiro | Adolescentes | 03 de outubro de 2019
Na jornada em busca de uma vaga na universidade, é comum que os estudantes acreditem que seu maior desafio é acadêmico, quando na verdade está localizado no âmbito da inteligência emocional. Os estudiosos Travis Bradberry e Jean Greaves afirmam que pessoas com QI médio superam aquelas com QI mais alto em 70% das vezes. Isso se deve a uma série de características que, juntas, não só aumentam a performance nos estudos, mas também trazem mais bem-estar e autoconfiança para todas as áreas da vida.
No programa de formação TeenCoaching, há uma lista das cinco habilidades principais relacionadas à inteligência emocional:
Autoconhecimento – ter clareza das próprias forças, fraquezas e valores.
Autorregulação ou autocontrole – controlar emoções em vez de ser refém delas.
Motivação – ter energia e disposição de ir atrás do que se quer.
Empatia – olhar as situações, o mundo e os conflitos sob o ponto de vista do outro.
Habilidades sociais – criar conexões positivas, gerando confiança e apoio.
Neste artigo vamos tratar do item 3, motivação, e a garra, que é a motivação permanente. A cientista Angela Lee Duckworth define assim a garra: “É paixão e perseverança em objetivos de longo prazo. É ter resistência, é manter o foco no seu objetivo dia após dia, não por uma semana ou um mês, mas por anos, e trabalhar duro para tornar esse objetivo realidade. É estar disposto a fracassar, mas sabendo que o fracasso não é uma situação permanente. Garra é errar e recomeçar tendo aprendido algumas lições.”
Por que a garra é um dos maiores desafios dos vestibulandos da atualidade? Sabrina Oliveira, cocriadora do método GrowCoaching e do programa de formação TeenCoaching, explica: “A geração Z é marcada pela busca constante pelo prazer, pelo imediatismo e pela falta de foco. Esses jovens foram poupados da frustração ao longo de toda a vida, e para muitos deles o vestibular é o primeiro grande desafio. Por meio das ferramentas do TeenCoaching, o profissional Coach pode fazer boas perguntas que levem o adolescente a criar novas soluções, mais eficazes que as antigas, gerando autorresponsabilidade e auxiliando-o a abrir mão do prazer imediato para a realização de objetivos maiores.”