As 3 principais dificuldades para lidar com adolescentes

As 3 principais dificuldades para lidar com adolescentes

Por: Marcia Belmiro | Adolescentes | 25 de outubro de 2017

A adolescência é um período conturbado para quem passa pelo processo e também para muitos dos que estão à sua volta. Basta tentar se lembrar da sua própria adolescência para perceber como esta fase é marcada pelo desejo por liberdade, aumento do pensamento crítico e aproximação do grupo de amigos.

É comum observarmos crianças que sempre foram muito próximas de seus pais se afastarem deles durante a adolescência. É natural também que comecem a surgir confrontos, discussões e questionamentos de autoridade que nunca tinham acontecido antes. Na escola, pode acontecer de os professores tentarem afirmar sua autoridade a todo custo, enquanto os alunos querem mostrar sua resistência e poder.

3 principais dificuldades ao lidar com adolescentes são

Questionamento de regras e combinados

Com a adolescência, ocorre um desenvolvimento da área do cérebro relacionada ao pensamento crítico. A partir disso, é comum que adolescentes que sempre aceitaram passivamente as regras comecem a questioná-las e enfrentá-las.

Muitos pais e professores enxergam essa postura como uma afronta pessoal às regras estabelecidas por eles, e isso gera grande dificuldade de relacionamento.

Aproximação dos amigos e afastamento dos pais

Na construção da própria identidade, é comum que o adolescente se afaste das autoridades formais — como os pais. É natural que o filho opte por ficar mais sozinho no quarto e se comunicando com os amigos, as opiniões do grupo passem a ter um peso enorme e eles se manifestem como uma só voz.

Esse movimento de afastamento dos pais comumente gera um sentimento de abandono, e pode acontecer de os pais começarem a sentir que os filhos estão sendo ingratos ou insensíveis.

Entender esse processo — dando ao adolescente o apoio que ele precisa, bem como os limites necessários e um pouco de liberdade para a construção de sua própria identidade —provavelmente é o principal desafio enfrentado pelos pais. Por outro lado, esse senso de grupo pode gerar problemas para professores, que se vêm constantemente confrontados por um grupo de alunos com o mesmo discurso.

Dificuldade de analisar situações e avaliar riscos

Durante seu desenvolvimento, o adolescente busca por liberdade e pela construção de suas próprias experiências. O problema é que o neocórtex, região do cérebro responsável por analisar uma situação e suas consequências e avaliar os riscos, ainda está em desenvolvimento.

É só lembrar da nossa própria adolescência que fica claro que não conseguíamos plenamente avaliar os riscos de uma situação. A grande dificuldade de pais e profissionais que lidam com adolescentes é dar liberdade, mas sem deixar de garantir uma supervisão e dar limites que ajudem a minimizar riscos e consequências ruins para suas ações.

Se você tem essas dificuldades, acesse o post com “4 dicas para melhorar o relacionamento com adolescentes”.

Imagem: Syldavia / iStock / Getty Images Plus

Matérias Relacionadas

Como abordar a igualdade social em sala de aula?
Boas-vindas na volta às aulas
Cinco perguntas de criança e como respondê-las