4 dicas para melhorar o relacionamento com adolescentes

4 dicas para melhorar o relacionamento com adolescentes

Por: Marcia Belmiro | Adolescentes | 26 de outubro de 2017

A adolescência pode ser um período conturbado tanto para o jovem como para as pessoas que convivem com ele. Esta é uma fase marcada pelo desejo por liberdade e desenvolvimento do pensamento crítico, e é natural que surjam conflitos tanto na escola como em casa. Se você está enfrentando as 3 principais dificuldades para lidar com adolescentes, confira as dicas a seguir para melhorar o relacionamento com eles:

Dicas para melhorar o relacionamento com adolescentes

Estabeleça combinados e regras claras

Quanto mais claros os combinados e regras, melhor. Veja os pontos que são importantes estabelecer regras e registre-os, juntamente com o adolescente, de forma bem específica. É importante que as regras não sejam criadas apenas pelas regras em si, mas que haja um motivo real para que elas existam.

Muitos pais criam regras e combinados sobre horários, comportamentos em festas, arrumação da casa, estudos e compromissos. Professores geralmente criam combinados sobre disciplina, materiais e atividades. Muitas vezes é importante estabelecer limites e não negociar, ao mesmo tempo em que saber flexibilizar em aspectos que não são de extrema importância ajudam o adolescente a ser parte do processo.

Conheça bem os amigos e o grupo que o adolescente convive

Como a força, as opiniões e os comportamentos do grupo se tornam muito fortes nesse momento da vida, conhecer bem os amigos do adolescente faz toda a diferença. Para os pais, uma forma de conhecer os amigos dos filhos é ajudando nas dificuldades, dando caronas e estando presente — isso demonstra interesse e um ponto de apoio. Para os professores, é importante conhecer não somente o indivíduo, mas o grupo em que ele está inserido.

Seja sempre um apoio para momentos difíceis

Por mais que os limites e as regras devam ser claras e estar bem definidas, é importante deixar claro que, caso o adolescente se encontre em uma situação ruim, perigosa ou de depressão, você é a pessoa que irá apoiá-lo e ajuda-lo nesse momento.

Tenha momentos de diversão e desenvolva interesses em comum

Desenvolver interesses em comum com os adolescentes é essencial para uma aproximação. Para professores, vale a pena se informar sobre as séries e os programas que eles acompanham. Para os pais, faz muita diferença ter um tempo juntos fazendo algo que o filho valorize. Isso cria aproximação e confiança!

Imagem: digitalskillet / iStock / Getty Images Plus

Matérias Relacionadas

Retrospectiva Transformo Gerações
Como pais podem ajudar os filhos nos desafios atuais?
Cinco filmes para inspirar sua carreira