Por: Marcia Belmiro | Carreira | 05 de agosto de 2021
Soft skills são habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. Sua importância já é notada há décadas pelas grandes corporações, mas só recentemente ganharam esse nome, como reflexo de sua relevância crescente.
Na sociedade em que vivemos atualmente, em que o conhecimento técnico está mais disponível do que nunca, as soft skills despontam como o grande diferencial no mercado de trabalho – tanto em processos seletivos quanto na manutenção do emprego.
Recentemente, a Revista Forbes publicou uma reportagem relacionando as 25 soft skills que funcionários remotos precisam ter na atualidade, levando em conta a dimensão que esse modelo de trabalho ganhou no último ano.
Vamos aqui dar nossa contribuição na análise dessa lista, separando em três grupos:
Soft skills “raiz”
Essas habilidades são buscadas desde os anos 1970 pelos profissionais de recursos humanos, por meio das tradicionais dinâmicas de grupo e testes psicológicos. Apesar de serem “antigas”, não perderam sua importância – mesmo com as recentes mudanças no mercado de trabalho, relacionadas à pandemia do coronavírus.
São elas:
Responsabilidade Assertividade Gestão de conflitos Criatividade Objetividade analítica Pensamento crítico Dinamismo Resolução de problemas Produtividade Orientação para o serviço
Soft skills reforçadas atualmente
Essas habilidades estão na “crista da onda” há tempos, mas ganharam um nível de importância ainda maior no início da década de 2020. As questões que as empresas e os profissionais de modo geral enfrentam hoje – crise econômica, grande concorrência no mercado, necessidade crescente de autogestão – são cada vez mais complexos, e necessitam de pessoas que saibam se relacionar bem consigo mesmas e com os outros.
Para isso, precisam de:
Colaboração e trabalho em equipe Espontaneidade Originalidade Liderança influente Relacionamento Autoavaliação
Novas soft skills
Essas habilidades refletem as necessidades do mundo atual, em que enxergar além, ampliar o mindset e “furar bolhas” são cada vez mais demandados, especialmente no ambiente digital.
Relacionadas a isso estão as seguintes habilidades:
Conformidade Cooperatividade prática Enriquecer os outros Exuberância Perspectiva Gestão de relacionamento Consciência social Tolerância ao estresse Apoio
“As pessoas estão percebendo, às vezes ‘na marra, que as soft skills são determinantes, inclusive para que os profissionais possam ter o bom desempenho no nível técnico. Na pandemia temos assistido a isto muito claramente: As pessoas tiveram questões emocionais, e isso interferiu de modo direto em seu desempenho. A partir daí ficou mais claro que o emocional é a base do indivíduo. Você pode ter grande conhecimento técnico e experiência, mas se estiver emocionalmente desequilibrado não conseguirá colocar suas hard skills em uso”, analisa Marcia Belmiro.
Para resolver essa questão, as pessoas estão descobrindo que precisam buscar processos de autoconhecimento – tal como o coaching e, em casos mais profundos, a psicoterapia – para poder colocar suas potencialidades em ação.
“Importante dizer que nem todas as soft skills precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais. Mais uma vez o autoconhecimento é necessário, no sentido de o indivíduo ser capaz de avaliar quais, dentre as 25 soft skills listadas, já estão bem desenvolvidas. E, entre as ainda não desenvolvidas, quais teriam maior impacto no seu desenvolvimento hoje, para a partir daí promover as mudanças necessárias”, conclui Marcia.