Como motivar os professores, para além do salário?
Por: Marcia Belmiro | Educação | 15 de julho de 2020
De acordo com apesquisa Profissão Professor (do Todos pela Educação e Itaú Social, feita pelo Ibope Inteligência em 2018), com 2.160 professores da educação básica de todo o país, 49% deles afirmam que não recomendariam a profissão a outra pessoa.
O que está por trás dessa insatisfação tão grande? E o que é possível fazer para reverter esse quadro?
A primeira resposta que vem à cabeça é: aumentar os salários. No entanto, ao serem questionados sobre como valorizar os docentes no Brasil, “pagar melhor todos os professores” foi apenas a quarta opção. Em ordem, as três primeiras foram: “dar mais oportunidades de qualificação para os professores que já estão dando aula”, “envolver e escutar os professores nos debates públicos e decisões sobre políticas educacionais” e “restaurar a autoridade e o respeito pela figura do professor frente aos estudantes e familiares dos alunos”.
Marcia Belmiro traz um complemento a essas demandas, confira:
Resgatar o sentido, a missão e o propósito do professor;
Dar voz ao educador para que ele pense e construa junto com a direção as políticas pedagógicas da instituição;
Criar um espaço para que o professor possa desenvolver suas próprias habilidades socioemocionais, para que a partir daí tenha condições de auxiliar os alunos nesse processo.
Para habilitar o educador no primeiro ponto apontado por Marcia (“resgatar o sentido, a missão e o propósito do professor”), disponibilizamos abaixo uma técnica exclusiva do Programa de Formação Kids Coaching:
Técnica “Missão e propósito do professor”:
O exercício que segue pode ser aplicado por um KidCoach ao educador, ou ser aplicado pelo próprio educador, numa sessão de autocoaching. Este exercício vai conduzir o professor a um encontro consigo, com seus preceitos, anseios, desejos e sonhos. É possível que alguns sonhos não realizados desabrochem, e sejam novamente acalentados, e quem sabe venham até a se concretizar.
1º passo – Olhar para a situação atual:
Perguntas:
– Qual a primeira palavra que vem a sua mente quando você se recorda do dia em que decidiu ser professor? Ou quando pensa no dia em que você pisou pela primeira vez numa sala de aula?
– Hoje, qual sua maior satisfação profissional na atividade como professor?
– Você vibra quando seus alunos fazem o quê?
– Quais os seus principais talentos em sala de aula?
– Quais comportamentos você costuma ter com seus alunos que fazem de você um bom professor?
– De que conquistas você se orgulha ao longo da sua carreira de professor?
– Você se lembra de alguma vez um aluno ou uma mãe/pai ter agradecido a você por ter contribuído na vida deles?
– Como você se sente quando fala sobre essas coisas agora?
– Pensando e sentindo tudo isso, você escolheria essa profissão de novo?
2º passo – Olhando para o futuro:
Perguntas:
– Quais são seus objetivos de vida?
– Quais são seus objetivos para este ano letivo?
– O que seus alunos precisam ter até o fim do ano para que você considere este um bom ano letivo?
– O que você quer fazer hoje para obter mais satisfação e felicidade na sua rotina profissional no futuro?
3º passo:
A partir do que foi dito, é possível construir a missão (um período formado por algumas frases, que abranjam o sentido do que pensa o professor).
Minha missão como professor é: (realizações e conquistas que já teve e quer ter de novo), por meio de (características positivas, talentos e comportamentos que esse professor tem) para obter (seus objetivos profissionais e pessoais).
O professor pode colocar essa missão na tela de descanso do computador, no espelho, ou em qualquer lugar que ele veja sempre, para se empoderar e se lembrar sempre do que é importante para si mesmo.
“Ao longo do percurso, é comum que as dificuldades tomem o lugar das expectativas do início da carreira. Mas é possível resgatar o sentido da profissão, se esse for o desejo do professor, e assim tornar seus dias mais significativos, interessantes e gostosos de viver. Esse é o grande ganho que se tem ao conseguir discernir a missão embutida na sua atuação em qualquer âmbito da vida. A definição de propósito traz clareza aos objetivos e mobiliza o educador para a ação. É quando fica totalmente claro o significado de se estar fazendo algo que a força e o ânimo para fazer aumentam. E nessa situação, simples e naturalmente, ele pode seguir em sua própria direção”, avalia Marcia Belmiro.