Paula Camilo: transformação pelo Kids Coaching Escolar

Paula Camilo: transformação pelo Kids Coaching Escolar

Por: Marcia Belmiro | Crianças | 24 de setembro de 2019

A escola, além de ser o lugar no qual a criança toma contato com conhecimentos importantes para sua vida, é também o primeiro espaço comum que o indivíduo acessa, representando em pequena escala todo o mundo em sua diversidade cultural, social, filosófica e religiosa. Esta segunda esfera é ainda mais importante que a primeira, pois diz respeito ao desenvolvimento emocional e afetivo do ser, para além do cognitivo.

Os profissionais da escola acompanham as crianças diariamente, ao longo de todo o ano, muitas vezes passando mais horas por dia com elas do que a própria família. Assim, torna-se cada vez mais importante que os educadores privilegiem não só o aprimoramento técnico, mas também a esfera relacional.

Paula Camilo, pedagoga de Luziânia (GO) pós-graduada em orientação educacional e gestão de pessoas, trabalhava na Escola Municipal Dona Nina como supervisora pedagógica. Desde 2013 era Master Coach Executiva e percebia a efetividade da abordagem coaching, mas sentia a necessidade de aplicá-la na instituição de ensino.
Em 2016, assistindo a uma palestra de Marcia Belmiro, soube da primeira turma de Kids Coaching. Sua conexão com o novo método foi imediata:

“O que mais me interessou na proposta foi saber que podíamos atuar no contexto escolar com ferramentas específicas para os professores e também trabalhar com as crianças e famílias. Sempre foi meu sonho ter uma metodologia que verdadeiramente transformasse a educação”, lembra Paula.

Ainda durante a formação, em janeiro de 2017, Paula sentiu urgência em colocar aquelas ferramentas em prática. Elaborou um projeto nas bases do Kids Coaching para a escola, e rapidamente botou ele em prática. “Comecei realizando formações com os professores, atendendo casos de crianças e famílias, e os resultados apareceram de forma extraordinária. Em julho daquele ano, com apenas um semestre de aplicação, já tinha validado o método. A escola Dona Nina se tornou um modelo pelos seus resultados, na comunidade onde está inserida e em todo município”, lembra Paula.

Em pouco tempo escolas vizinhas começaram a entrar em contato pedindo consultoria para Paula, e ela não dava conta de atender a demanda. Foi aí que sentiu a necessidade de fazer uma transição de carreira. Há dois anos a Coach se dedica a formações continuadas para professores, atuando em escolas e secretarias de educação. Paula faz workshops para educadores, palestras e atendimentos a famílias e crianças.

“Sou feliz em poder viver da minha missão, trabalhando com o Kids Coaching, e na Supervisão Avançada KC Escolar através do ICIJ, por meio da qual ajudo muitos profissionais a atuarem nas escolas, com resultados belíssimos. Acredito na eficácia do método e em seu potencial de transformação no contexto educacional, e trabalho para que meus alunos alcancem a própria realização profissional.”

Paula conta ainda sobre os ganhos que obteve no âmbito pessoal: “Considero que minha qualidade de vida melhorou muito, em termos da felicidade de viver minha missão e também financeiramente. Na família, o método ajudou com meus filhos, e depois com minha netinha amada.”

“Sempre falo isto aos alunos da supervisão: não agrego nenhuma outra ferramenta de Coaching ou afins para atuar com o Método KidCoaching. Tenho resultados justamente porque coloco a abordagem em prática da forma como foi concebida. Não tem como fazer o trabalho com o Método KidCoaching e não ter resultados”, destaca Paula.

Para saber mais sobre a transformação da KidCoach Escolar Paula Camilo, acesse seu depoimento em vídeo, gravado em 2017:
https://youtu.be/6mWZqiiftyw 

                      








Matérias Relacionadas

A criança de 3 anos, ou threenager
Fake news na escola, como lidar?
O que é coaching infantil?