Dicas de filmes para assistir em família

Dicas de filmes para assistir em família

Por: Marcia Belmiro | Filhos | 23 de agosto de 2019

Confira nossa lista de 7 longas que vão divertir e emocionar crianças e adultos

Quem tem filhos sabe que a frequência com que assistimos a filmes “de adulto” diminui muito durante alguns anos. Adoramos ter momentos de lazer com os pequenos, mas pode ser quase um sacrifício ter que aguentar histórias bobas e sem graça só para agradar as crianças. Por isso, preparamos uma lista de 7 filmes produzidos para filhos, mas que os pais também vão gostar. São longas que falam sobre empatia, valores éticos, coragem, que nos fazem lembrar de nossa própria infância. Prepare a pipoca e vamos lá!

 

Kung Fu Panda

Sinopse: Po é um urso panda desajeitado que trabalha no restaurante de sua família. Um dia ele é surpreendido ao saber que foi escolhido para cumprir uma antiga profecia, o que faz com que treine ao lado de seus ídolos no kung fu: os mestres Shifu, Garça, Tigresa, Louva-A-Deus, Macaco e Víbora. Quando o traiçoeiro leopardo da neve Tai Lung retorna, cabe a Po defender o Vale da Paz.

Por que assistir? Kung Fu Panda é uma história de superação que aborda o valor da amizade, do relacionamento familiar e da persistência para atingir um ideal, além de mostrar as tradições da China e a importância das artes marciais. O longa fez tanto sucesso que teve duas continuações.

Bônus: Risadas garantidas para toda família.

 

Divertida Mente

Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle — e, enquanto isso não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Por que assistir? É tão importante sentir as próprias emoções, sem reservas ou pudores. Que bom que existe um filme como Divertida Mente, que estimula crianças (e adultos) a se conectarem com suas emoções, sejam elas agradáveis ou não.

 

Moana — Um mar de aventuras

Sinopse: Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Por que assistir? Moana é bem diferente das heroínas clássicas da Disney. É corajosa, segura de si e não tem par romântico. A relação especial que tem com a avó — uma mulher muito à frente de seu tempo — é uma inspiração sobre feminismo e empatia entre mulheres.

Bônus: Moana tem pele morena e cabelos cacheados — representatividade importa!

 

O bom dinossauro

Sinopse: Os dinossauros foram extintos após a colisão de um gigantesco asteroide com o planeta Terra. E se esse evento não tivesse ocorrido? O filme parte dessa premissa para trazer a história de dinossauros que ainda hoje controlam o planeta. E mostra a amizade de Arlo, um dinossauro adolescente, com um jovem menino humano, Spot.

Por que assistir? O bom dinossauro fala de como a coragem não é o oposto do medo, mas sim a capacidade de lidar com ele. Arlo é um dinossauro considerado medroso, mas quando é preciso ele vai em frente com medo e tudo e se permite viver uma experiência transformadora.

Bônus: Quem se interessa por dinossauros vai curtir o filme. A computação gráfica faz tudo parecer extremamente real, dos animais às paisagens exuberantes.

 

O pequeno Nicolau

Sinopse: Nicolau leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet [O pequeno polegar], de Perrault.

Por que assistir? Para quem gosta do humor do cinema francês, O pequeno Nicolau é um oásis em meio aos longas hollywoodianos. O filme é repleto de diálogos inteligentes, e é uma delícia acompanhar as fantasias (muitas vezes nonsense) de um garoto sobre esse assunto tão importante que é a chegada de um irmãozinho.

 

O retorno de Mary Poppins

Sinopse: Numa Londres abalada pela Grande Depressão, Mary Poppins desce dos céus novamente com seu fiel amigo Jack para ajudar Michael e Jane Banks, agora adultos trabalhadores que sofreram uma perda pessoal. As crianças Annabel, Georgie e John vivem com os pais na mesma casa de 24 anos atrás e precisam da babá enigmática e do acendedor de lampiões otimista para trazer alegria e magia de volta para suas vidas.

Por que assistir? Mary Poppins, de 1964, foi um clássico que acompanhou diversas gerações de crianças. Neste O retorno de Mary Poppins os adultos de hoje vão se entregar à feliz nostalgia da própria infância. A viagem ao passado é facilitada pela trilha sonora da primeira versão, que se encaixa perfeitamente à nova história.

Bônus: Aproveite a oportunidade para assistir a Mary Poppins original, agora com seus filhos.

 

O touro Ferdinando

Sinopse: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. À medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

Por que assistir? O grande mote de O touro Ferdinando é sua forma não violenta de resolver questões que ao primeiro olhar só poderiam ser resolvidas na briga. O filme é especialmente importante para meninos, pois aborda claramente a masculinidade tóxica que é incentivada na rotina na escola e até em casa.

Bônus: O diretor é o brasileiro Carlos Saldanha, que também tem no currículo Rio, Rio 2, A era do gelo e A era do gelo 2.

 

Fonte: www.adorocinema.com.br

 

kids coaching

 

Matérias Relacionadas

Como o Covid mudou o mercado de trabalho?
Má alimentação na adolescência
O professor-aprendiz