É possível estabelecer uma rotina para as crianças?

É possível estabelecer uma rotina para as crianças?

Por: Marcia Belmiro | Crianças | 16 de setembro de 2019

“Todo dia ela faz tudo sempre igual”, cantava Chico Buarque. Na música ou nas conversas cotidianas, a rotina geralmente é encarada como algo ruim, desgastante. Mas a ciência vem mostrando que, ao contrário, costumes relacionados a hábitos positivos podem colaborar para o crescimento saudável das crianças.

Por exemplo: pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, provaram que as crianças com uma rotina de sono desajustada na primeira infância tinham maior tendência a apresentar dificuldades acadêmicas. A neurologista Rosana Cardoso Alves explica: “O sono insuficiente pode, sim, levar à alteração de memória, que compromete, mais tarde, o rendimento na escola.”

 

A rotina como fator de segurança

De acordo com o volume 1 do “Referencial curricular nacional para a educação infantil” (RCNEI), produzido pelo MEC, a rotina é “um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço; uma rotina clara e compreensível para as crianças é fator de segurança. A rotina pode orientar as ações das crianças, assim como dos professores, possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer”.
Os hábitos organizam o pensamento da criança, na medida em que poupam esforço e economizam energia que será usada para criar, brincar e estudar. Mesmo quando ainda é pequena e nem sabe ver as horas, ela já é capaz de saber que ao acordar deve lavar o rosto, depois do almoço é a hora do cochilo e ao anoitecer vai se preparar para dormir.

 

Quando a rotina traz malefícios

Por outro lado, a rotina excessiva gera sentimento de prisão na criança, ocasionando ansiedade pela falta de protagonismo na própria vida. Ainda de acordo com o RCNEI, “rotinas rígidas e inflexíveis desconsideram a criança, que precisa adaptar-se a ela e não o contrário, como deveria ser”.
Encontrar o meio-termo não é fácil, mas é possível contar com a própria criança e seu senso de autorregulação para obter sucesso. Se todos os dias você leva duas horas para fazer seu filho dormir, talvez ir se deitar mais tarde seja mais adequado para ele. Se ele fica cansado depois da aula, pode ser que precise de um cochilo antes de começar a fazer as tarefas de casa.

Fontes:
“Early childhood profiles of sleep problems and self‐regulation predict later school adjustment”. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/bjep.12109

“Referencial curricular nacional para a educação infantil – vol. 1”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

“Sono infantil: por que a rotina é tão importante e como fazer isso”. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2016/03/sono-infantil-por-que-rotina-e-tao-importante-e-como-fazer-isso.html

O poder do hábito. Charles Duhigg. Objetiva, 2012,

                      






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