Inês Sottomayor, arquiteta de sonhos

Inês Sottomayor, arquiteta de sonhos

Por: Marcia Belmiro | Carreira | 23 de setembro de 2020

Em 2018, na busca por uma forma de se relacionar melhor com seus filhos, a portuguesa Inês Sottomayor encontrou o Kids Coaching. Dois anos depois, ela fez uma transição de carreira e hoje leva o Método CoRE KidCoaching a famílias e escolas. Inês também é mentora, e em setembro esteve à frente do primeiro Presencial Misto, no Porto, no qual fez sua estreia como trainer, dividindo o comando da Formação com Marcia Belmiro e as demais trainers, que estavam no Brasil.

Nunca imaginei chegar tão longe como KidCoach. E, na verdade, estou só no início. Tenho certeza de que irei muito mais longe, tenho muitos sonhos”, conta Inês. Alguém tem dúvida de que ela vai realizá-los?

Confira aqui a entrevista completa com Inês Sottomayor:

Transformação pela maternidade

Sou arquiteta de formação, e trabalhei durante vários anos nessa área. Tudo corria bem, até que fui mãe. E quando isso acontece, questionamos a relação com nossos pais, a educação que recebemos e a que daremos aos filhos. Uma de minhas filhas passou por uma série de situações que nos colocou em grandes desafios, o que nos fez pensar ainda mais nessas questões, e principalmente fez com que eu questionasse a maneira como lidava com o que acontecia em minha vida.

Nessa época, uma amiga me aconselhou a fazer um processo de coaching, e esse foi um ponto de virada para mim. Com as técnicas de coaching, aprendi a lidar com as situações difíceis de uma forma diferente. Foi aí que pensei: Tenho que encontrar isso para as crianças. Queria dar a eles ferramentas para a vida, para que pudessem desenvolver melhor suas habilidades. Procurei muito, e cheguei a pensar que não existia. Mas como, se para mim isso parecia tão óbvio? Foi quando, depois de muitas pesquisas, encontrei o Kids Coaching. Entrei em contato com a Rio Coaching, tirei todas as minhas dúvidas, mas nada me preparou para o que seria a formação.”


Resultados imediatos

Foi a primeira formação on-line que fiz, estava com receio de não conseguir interagir, ou de não ter a disciplina necessária para estudar. Mas o conteúdo é tão envolvente que não conseguimos parar. É uma transformação interior tão grande, tudo faz sentido. Logo comecei a aplicar as ferramentas em casa, com resultados excepcionais. Conseguia ajudar meus filhos a lidar com suas questões, a expressar sentimentos, foi fantástico.

Antes, eu tinha uma crença de que, por ser arquiteta, não poderia replicar o Método. Mas a formação é tão completa que nos dá segurança para isso. Minhas amigas ficavam sabendo e perguntavam: ‘O que você fez? Também quero isso!’ E, de maneira informal, comecei a aplicar o Kids Coaching nos filhos dos amigos.”


Transição de carreira

As coisas corriam tão bem que a arquitetura já não me apaixonava mais. Um dia, entendi que precisava fazer uma escolha. E foi muito fácil, diria que foi uma das escolhas mais fáceis da minha vida. Eu sentia aquilo como uma missão, que não podia ficar restrita a minha família. E foi assim que deixei a arquitetura e aceitei o chamado de levar o Método a outras famílias.

Em 2019, Marcia Belmiro veio a Portugal para a primeira formação presencial que aconteceu aqui. No fim da formação houve um encontro de coaches, e lá disse para ela: ‘Quero ser trainer, quero trazer este método para Portugal.’ Para ser sincera, não sabia bem no que estava me metendo, mas ainda bem que fiz isso. Hoje em dia vejo que é muito mais do que levar um Método a famílias e escolas, o que faço é espalhar essa mensagem, transmitir o valor que o Método tem, e multiplicar o número de pessoas que cumprem esta missão.”


Conhecendo o Brasil

Assim que tive uma oportunidade, fui ao Brasil, para o Transformo Gerações de 2019. Acho que eu era a única portuguesa lá, mas me senti muito acolhida por todos. Para além de todas as vivências e palestras, foi fantástico sentir que todos estávamos na mesma vibração.

Em março deste ano, antes da quarentena, tive a felicidade de ir novamente ao Brasil, dessa vez ao Rio, para a formação de trainer, que foi excepcional. Hoje tenho o prazer de ser também mentora: ajudo os alunos em suas dúvidas e questões relacionadas à prática, e também aprendo muito com cada situação que surge.”


Estreia como trainer

Em setembro, pude comandar o Presencial Misto no Porto, e foi um orgulho muito grande. Tivemos alguns imprevistos, mas isso são coisas pequenas perante aquilo que entregamos. Nem sei expressar o que senti com esse voto de confiança que recebi. Quando me meti nesse caminho nunca imaginei chegar aqui, tão longe. E, na verdade, estou só no início. Tenho certeza de que irei muito mais longe, porque acredito na força do que transmitimos às pessoas.


Arquiteta de sonhos

O Kids Coaching trouxe muito mais do que uma nova forma de relacionamento na minha família. Profissionalmente cresci demais, é um sonho concretizado. Se antes, como arquiteta, eu ajudava a construir casas, hoje ajudo a construir sonhos. E estou me assumindo assim, como uma arquiteta de sonhos. Sinto que a mudança que fiz não foi um corte na minha carreira, mas uma continuidade.

Hoje tenho muitos sonhos. Vou lançar minha marca, Further Future, para agregar mais pessoas, de modo a juntos irmos mais longe. Quero levar o Método a outros países de língua portuguesa e também de língua inglesa. E vou organizar a seção portuguesa de Kids Coaching e Teen Coaching, porque acho que é importante nos unirmos para entregarmos um trabalho cada vez melhor.

Quero continuar inserindo o Método nas escolas, e estou até organizando um projeto para isso. Não sei mais o que me espera, mas tenho certeza de que vai ser um sucesso.”

Matérias Relacionadas

Como lidar com transtornos e dificuldades no processo de aprendizagem
É muito tarde para mudar de carreira?
Quando os pais se separam, como auxiliar os filhos?