KidCoach e TeenCoach são profissões reconhecidas?

KidCoach e TeenCoach são profissões reconhecidas?

Por: Marcia Belmiro | Carreira | 06 de abril de 2020

Uma dúvida que recebemos bastante é: “KidCoach e TeenCoach são profissões reconhecidas no Brasil?” Com a palavra, Marcia Belmiro:

Ser Coach, por definição, não é uma profissão. Não é uma formação acadêmica, tampouco uma ciência. É um ofício, uma prática, uma atividade. No caso dos TeenCoaches e KidCoaches, uma atividade prestada por qualquer pessoa que deseje ajudar crianças, adolescentes e famílias em geral, com uma abordagem que permite criar estratégias (inclusive comportamentais) para alterar o estado atual e atingir um novo cenário que chamamos de estado desejado, em algum âmbito da vida do Coachee.

A categorização da atividade de coaching é semelhante à categorização de consultoria, no sentido de ser algo muito amplo. Existem diversos tipos de consultores, assim como há inúmeros campos de atuação para Coaches. Sendo assim, não faz sentido haver uma única formação acadêmica, um órgão regulamentador ou até mesmo reconhecimento ou legalização do MEC como categoria profissional.

Sem o reconhecimento profissional, como as pessoas podem ter segurança?

Para o Coach: De fato não há garantias, mas em minha experiência de 15 anos no mercado de Coaching posso afirmar que, independentemente de haver ou não regulamentação, o mercado é a melhor certificação. Quem faz um bom trabalho como Coach certamente vai se destacar e vai ter a agenda cheia.

Importante: Algumas escolas de Coaching prometem que os formandos vão enriquecer assim que terminarem seu curso de Coaching e falácias do tipo. Isso não existe. Nenhuma escola nem nenhum instrutor vão garantir um número x de clientes. E uma parede repleta de certificados não traz credibilidade. Credibilidade é algo a ser conquistado, e isso só acontece com empenho, estudo e muita prática.

Para o cliente, meu conselho é: Sempre que tiver interesse em contratar um Coach, antes peça a ele pelo menos dez indicações de pessoas que já foram atendidas e ficaram satisfeitas com o serviço prestado por ele. No site do ICIJ criamos a aba de Habilitados, que atesta a qualidade do trabalho dos profissionais mais experientes que fizeram nossas formações Kids Coaching e TeenCoaching.”

                      

Matérias Relacionadas

COACHING INFANTIL: Saiba porque e como funciona na transformação de famílias e escolas
“Meus alunos não se comportam em sala de aula.”
Como ajudar o adolescente a lidar com seus sentimentos?