Kids Coaching e psicoterapia: aliados ou concorrentes?
Por: Marcia Belmiro | Carreira | 03 de abril de 2020
O Coaching, assim como o Kids Coaching, vem crescendo muito nos últimos anos. Com sua popularização, crescem também as dúvidas sobre o método. Afinal, quais são as diferenças entre Coaching infantil e terapia conduzida por um psicólogo? Existem semelhanças? Quais são?
“Se pudermos dizer sobre as semelhanças entre o Coaching infantil e a psicoterapia infantil é que ambos fazem muito bem às crianças. Mas o motivo em que se aplica um ou outro, a forma, os objetivos e os resultados são bastante diferentes”, analisa Marcia Belmiro.
Confira aqui o guia definitivo que vai responder suas dúvidas sobre esse assunto:
Kids Coaching
– É formado por técnicas e ferramentas específicas, desenvolvidas para interagir com o universo infantil. Tem como foco atingir um objetivo concreto, definido em conjunto: Coachee (neste caso a criança), seus pais e o KidCoach. Trabalha com estratégias para sair da situação atual e chegar à situação desejada (clareza sobre o presente e foco no futuro).
– Não atua com a cura nem tratamento de traumas, disfunções ou situações psicopatológicas (exclusivas dos profissionais da saúde). Trabalha com a criança funcional, inserida numa rotina familiar ou escolar em que algo específico está causando desarmonia e desgaste, desestabilizando o ambiente.
– Exemplos de situações atendidas pelo KidCoach: chegada de um irmãozinho, novo(a) companheiro(a) da mãe ou do pai, baixo desempenho escolar, má alimentação, dificuldade na rotina de higiene, timidez excessiva, bullying etc.
– Quando o Coach é procurado para atuar em situações que estão dentro de sua alçada, ele pode agir preventivamente pois, ao resolver aquela questão específica e atingir o objetivo pré-estabelecido no início do processo, empodera a criança, que vai se sentir mais pronta para lidar com os desafios da vida que virão pela frente.
Psicoterapia
– Trabalha com o objetivo de ajudar a criança a equacionar situações de trauma, eventos do passado que a criança carrega consigo e que de alguma forma estão atrapalhando o momento presente.
– Trata doenças e distúrbios psíquicos (como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, fobias e depressão), que afetam profundamente as crianças.
– Só pode ser conduzida por psicólogo, título dado a quem conclui a formação superior em Psicologia em instituição de ensino universitário validada pelo MEC, em curso que dura, em média, cinco anos, em dedicação integral.
O Kids Coaching pode ser aplicado nas situações citadas anteriormente por qualquer profissional que seja devidamente preparado em um curso livre no tema Kids Coaching. No entanto, o psicólogo e exclusivamente o psicólogo tem a possibilidade de inserir em seu protocolo de atendimento a uma criança em situação de trauma ou psicopatologias ferramentas e técnicas específicas do Método CoRE KidCoaching, ampliando seu escopo de atuação e acelerando resultados, em especial no relacionamento entre pais e filhos.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o papel do KidCoach e o do psicólogo infantil? Entre em contato com a gente pelas redes sociais do ICIJ: