Por: Marcia Belmiro | Crianças | 11 de outubro de 2019
O Dia das Crianças é uma data tradicional de consumo no Brasil – no calendário do comércio, só perde para o Natal em termos de vendas. Este ano, propomos o exercício de “remar contra a maré”, repensando a obrigatoriedade de comprar algo para seu filho no 12 de outubro. Alterar essa lógica tão forte em nossa cultura certamente dá trabalho e gasta energia, mas pode ser recompensador.
Organizações como o Instituto Alana e o Movimento Infância Livre de Consumismo (Milc) discutem essa questão há anos, e aos poucos ela vem ganhando corpo em grupos de maternidade consciente. No site do Milc, há uma reflexão interessante para este Dia das Crianças:
“Raramente vemos um produto – para criança ou para adulto – que venda um atributo material: a publicidade atual vende atributos intangíveis, valores que muitas vezes correspondem às nossas lacunas pessoais. Então num anúncio de trem elétrico veremos a diversão da família sentada vivenciada no tapete da sala ao redor do brinquedo. E é isso que a criança quer: a diversão em família e não, necessariamente, o objeto anunciado. O que está mais acessível? A vivência-brincadeira em família no chão da sala ou o objeto-brinquedo caro na prateleira da loja? Do que é mais fácil dispor? Tempo ou dinheiro?”
Pensando nisso, sugerimos um 12 de outubro diferente: fora das lojas de brinquedos do shopping e das lanchonetes de fast-food que vendem comida de má qualidade associada à diversão, um dia de investimento não em coisas caras e que ficam rapidamente obsoletas, mas em vivências carregadas de afeto e diversão em família, que vão proporcionar lembranças memoráveis.
Veja a lista de programas que preparamos para um Dia das Crianças sem consumismo:
– Tarde no parque com piquenique
Com bicicletas, bola e um lanche gostoso, a diversão está garantida.
– City tour na cidade
As crianças vão adorar ter um dia de turista na própria cidade, conhecendo lugares diferentes e interessantes.
– Passeio cultural
No Dia das Crianças, museus e teatros costumam ter programação especial para a garotada, é uma boa oportunidade para estimular os pequenos a apreciar a arte desde cedo.
– Dia diferente em casa
Cozinhar o almoço juntos, assistir a um filme divertido e depois jogar jogos de tabuleiro pode ser muito legal.
Desejamos que essas sugestões estimulem sua família a ter um Dia das Crianças com tempo para estar juntos, do jeito que for mais a cara de vocês. Afinal, na rotina corrida que vivemos, tempo de qualidade é o maior presente que podemos dar a quem amamos.