#euindico – Marcia Belmiro: livros com afeto

#euindico – Marcia Belmiro: livros com afeto

Por: criacao riocoachinig | Crianças | 03 de janeiro de 2020

Em meus vídeos e textos, sempre falo da importância de momentos de presença amorosa entre pais e filhos. E não tem época melhor para falar sobre isso que o Natal. Fiz uma lista de livros que falam da relação de amor construída na família, de colo, afeto e proximidade. Confira aqui:

O mundo inteiro (Liz Garton Scanlon e Marta Frazee)
Editora Paz e Terra

A praia deserta, a noite tranquila, o dia de chuva, a horta, a cozinha e a família reunida… O que seria o mundo inteiro? Com seus versos rimados e suas delicadas ilustrações, este livro traz uma resposta envolvente e cativante a essa pergunta, oferecendo aos pequenos e grandes leitores uma reconfortante mensagem de humanidade e harmonia. Ideal para a formação das crianças e aclamado por conseguir retratar conceitos universais numa linguagem simples e delicada, O mundo inteiro, vencedor do prêmio Cadelcott Honor de melhor ilustração em 2009, é, do início ao fim, uma inesquecível celebração da vida.

Pra mim e pra você (Rafaela Carvalho)
Editora Matrescência

Nem um livro infantil, nem um livro adulto. Um livro especial. Especial porque fala da maior conexão que existe no universo. Porque mostra o caminhar, o se tornar mãe e o se tornar filho(a). Ele é especial porque é sobre o cotidiano, o simples, as coisas que ninguém vê, a entrega silenciosa.
Se a conexão que existe entre uma mãe e seu bebê pudesse tomar forma, ela se pareceria com esses versos. Ilustrações emocionantes, que retratam uma única história em dois olhares. A criança que vê uma infância feliz, colorida e cheia de descobertas. A mãe que enxerga a própria jornada, os aprendizados, os tombos e tantas alegrias.
Pra mim e pra você é a celebração da maternidade, da dedicação e desse amor gigantesco que brota do cotidiano, dos detalhes e das entrelinhas.

Bebegrafia – Uma odisseia gráfica do primeiro ano de nossos filhos (Rodrigo Bueno e Victor Farat)

O livro relata como foi a experiência dos autores, pais cartunistas, com seus bebês. Não somente “como deram conta do recado” mas também sobre o que “não deram conta”. Sem julgamentos, Rodrigo e Victor fazem um convite aos novos pais e mães a se inspirarem com o novo, o inédito, o inusitado, nesse primeiro ano de jornada com seus filhos.

Meu pequenino (Germano Zullo e Albertine)
Editora Amelí

Repleto de poesia e de amor, Meu pequenino narra o ciclo da vida como uma dança. Trata-se de uma história atemporal sobre o amor que une mãe e filho e que pode ser apreciada quadro a quadro ou mesmo folheado como um flipbook. As singelas palavras de Germano Zullo, aliadas à pureza dos desenhos a lápis de Albertine, tornam o livro ainda mais intenso e emocionante. A obra ganhou o Prêmio Bologna Ragazzi Award, na categoria ficção.

Quero colo (Stela Barbieri e Fernando Vilela)
Edições SM

Como as pessoas e os animais carregam e ninam os filhos nas diversas partes do mundo? Dessa pergunta nasceu Quero colo, livro que apresenta a delicada relação entre pais e filhos com ênfase no aconchego, na proteção, no cuidado e no afeto. Povos de culturas diferentes dividem as páginas com animais diversos, demonstrando como um colinho é sempre bem-vindo, independentemente da hora, da forma ou do lugar.

Matérias Relacionadas

Saiba quais são os sintomas de depressão na infância
A ligação entre finanças e autoestima
Que estrutura preciso para ser um KidCoach ou TeenCoach?