#euindico – Marcia Belmiro: livros com afeto

#euindico – Marcia Belmiro: livros com afeto

Por: criacao riocoachinig | Crianças | 03 de janeiro de 2020

Em meus vídeos e textos, sempre falo da importância de momentos de presença amorosa entre pais e filhos. E não tem época melhor para falar sobre isso que o Natal. Fiz uma lista de livros que falam da relação de amor construída na família, de colo, afeto e proximidade. Confira aqui:

O mundo inteiro (Liz Garton Scanlon e Marta Frazee)
Editora Paz e Terra

A praia deserta, a noite tranquila, o dia de chuva, a horta, a cozinha e a família reunida… O que seria o mundo inteiro? Com seus versos rimados e suas delicadas ilustrações, este livro traz uma resposta envolvente e cativante a essa pergunta, oferecendo aos pequenos e grandes leitores uma reconfortante mensagem de humanidade e harmonia. Ideal para a formação das crianças e aclamado por conseguir retratar conceitos universais numa linguagem simples e delicada, O mundo inteiro, vencedor do prêmio Cadelcott Honor de melhor ilustração em 2009, é, do início ao fim, uma inesquecível celebração da vida.

Pra mim e pra você (Rafaela Carvalho)
Editora Matrescência

Nem um livro infantil, nem um livro adulto. Um livro especial. Especial porque fala da maior conexão que existe no universo. Porque mostra o caminhar, o se tornar mãe e o se tornar filho(a). Ele é especial porque é sobre o cotidiano, o simples, as coisas que ninguém vê, a entrega silenciosa.
Se a conexão que existe entre uma mãe e seu bebê pudesse tomar forma, ela se pareceria com esses versos. Ilustrações emocionantes, que retratam uma única história em dois olhares. A criança que vê uma infância feliz, colorida e cheia de descobertas. A mãe que enxerga a própria jornada, os aprendizados, os tombos e tantas alegrias.
Pra mim e pra você é a celebração da maternidade, da dedicação e desse amor gigantesco que brota do cotidiano, dos detalhes e das entrelinhas.

Bebegrafia – Uma odisseia gráfica do primeiro ano de nossos filhos (Rodrigo Bueno e Victor Farat)

O livro relata como foi a experiência dos autores, pais cartunistas, com seus bebês. Não somente “como deram conta do recado” mas também sobre o que “não deram conta”. Sem julgamentos, Rodrigo e Victor fazem um convite aos novos pais e mães a se inspirarem com o novo, o inédito, o inusitado, nesse primeiro ano de jornada com seus filhos.

Meu pequenino (Germano Zullo e Albertine)
Editora Amelí

Repleto de poesia e de amor, Meu pequenino narra o ciclo da vida como uma dança. Trata-se de uma história atemporal sobre o amor que une mãe e filho e que pode ser apreciada quadro a quadro ou mesmo folheado como um flipbook. As singelas palavras de Germano Zullo, aliadas à pureza dos desenhos a lápis de Albertine, tornam o livro ainda mais intenso e emocionante. A obra ganhou o Prêmio Bologna Ragazzi Award, na categoria ficção.

Quero colo (Stela Barbieri e Fernando Vilela)
Edições SM

Como as pessoas e os animais carregam e ninam os filhos nas diversas partes do mundo? Dessa pergunta nasceu Quero colo, livro que apresenta a delicada relação entre pais e filhos com ênfase no aconchego, na proteção, no cuidado e no afeto. Povos de culturas diferentes dividem as páginas com animais diversos, demonstrando como um colinho é sempre bem-vindo, independentemente da hora, da forma ou do lugar.

Matérias Relacionadas

Como sua rede de apoio pode te ajudar na sua nova carreira
Inês Sottomayor, arquiteta de sonhos
Que tal um Dia das Crianças sem consumismo?