Devo esperar a pandemia passar para mudar de emprego?

Devo esperar a pandemia passar para mudar de emprego?

Por: Marcia Belmiro | Carreira | 03 de junho de 2020

Na quarentena imposta pela pandemia de coronavírus, nota-se uma divisão clara entre as pessoas: há aquelas que decidiram aproveitar esse período para cuidar da saúde, da alimentação, investir em mil cursos, tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Outras colocaram a vida quase que em suspenso: os planos, objetivos e metas de antes podem esperar, há coisas mais importantes a fazer no momento, como ajudar àqueles que vivem em vulnerabilidade, cuidar da própria saúde mental ou só ver a vida passar em outro ritmo.

E tudo bem. Não existe certo nem errado nessa situação que estamos passando. Temos recebido muitos questionamentos sobre se é melhor esperar a pandemia passar para mudar de emprego ou agir imediatamente. A resposta é: não há resposta, só você mesmo pode resolver esse impasse.

No entanto, se você sente esse chamado para mudar de emprego ou até fazer uma transição de carreira, por que não aproveitar as oportunidades que podem surgir em qualquer tempo, inclusive agora? É claro que uma montadora de automóveis está com sua produção reduzida, por exemplo, mas empresas que trabalham com capital intelectual continuam funcionando, inclusive com processos de recrutamento e seleção.

Se o seu objetivo é mudar de carreira, confira as orientações que Marina Mottin, analista de sistemas e KidCoach (que fez uma transição de carreira bem-sucedida), deu recentemente em live com Marcia Belmiro e Deisilane Bortoloto, no Instagram do ICIJ (@institutoinfantojuvenil):

1- ESTAR ATENTO AO QUE MOVE VOCÊ, AO QUE LHE INTERESSA:
Procure algo que, além de estimulá-lo, reverbera, faz você brilhar.

2- BUSCAR INFORMAÇÕES E PESSOAS PARA SEREM MODELADAS:
Vá atrás de referências, de indivíduos que já tenham trilhado o caminho que você tem interesse. Busque histórias verdadeiras e pessoas que atestem o trabalho daquela referência.

3- RELACIONAR-SE E GERAR CONEXÃO COM ESSA NOVA REDE:
Hoje, não faltam recursos para se conectar com as pessoas. Não tenha vergonha de perguntar, se colocar à disposição, de contribuir, entregar conteúdo que pode ser útil para os outros.

4- NÃO TEMER O REINÍCIO, SABER QUE HAVERÁ UM ESFORÇO GRANDE NESSE MOMENTO:
Fazer a gestão do seu tempo, conciliando a nova atividade com a atual carreira, é um desafio, mas não adianta colocar a charrete na frente dos bois, é necessário aprender a priorizar. Cada um sabe o esforço que é possível fazer.

Matérias Relacionadas

Professor é herói?
Marcia Belmiro: empreendedorismo com propósito no mundo digital
Sucesso profissional: É melhor trabalhar sozinho ou em equipe?