Coach, o que fazer quando seu cliente não contribui nas sessões?

Coach, o que fazer quando seu cliente não contribui nas sessões?

Por: Marcia Belmiro | Carreira | 30 de setembro de 2020

Uma característica comumente atribuída ao adolescente é a falta de engajamento nos projetos – inclusive aqueles feitos para beneficiá-lo. Partindo dessa dificuldade que é comum a muitos profissionais que lidam diretamente com esse público – professores, instrutores e mesmo coaches –, vamos abordar as causas desse tipo de comportamento e o que pode ser feito para alterá-lo.

Com a palavra, Sabrina Oliveira:

Ainda hoje a educação dada à maioria dos adolescentes é baseada na obediência aos adultos. Em muitos casos são os pais que definem a escola, as atividades extracurriculares e até as possibilidades de lazer oferecidas ao jovem, de maneira unilateral. Dessa forma, a tendência natural é repelir qualquer coisa, independentemente do sacrifício dos pais em proporcionar tais oportunidades ao filho – o que não raro gera bastante frustração nos pais.

Se, por outro lado, o jovem tem a possibilidade de escolher o que deseja fazer – de acordo com as possibilidades da família, claro –, seu engajamento é sensivelmente maior. Um exemplo é o processo de TeenCoaching: Só aceitamos um novo coachee se essa decisão parte dele próprio, até porque esta é a única forma de ele atingir seu objetivo.

Um dos passos fundamentais do Método GrowCoaching é a sessão de apresentação da proposta, que necessariamente conta com a presença do adolescente e de seus pais. Nesta ocasião, se o TeenCoach não sente que há um firme propósito do jovem no sentido de promover a mudança que ele deseja, o coach deve ser sincero, dizer com franqueza o que percebeu e explicar que não será possível continuar.

Importante: sem tom de crítica nem de ameaça. É preciso deixar claro que a mudança almejada não é fácil de alcançar, mas que o TeenCoach é um parceiro nesse processo de autodescoberta.

E sabe o que acontece muitas vezes quando o TeenCoach verbaliza isso? É aí que o coachee se engaja, ao perceber todos os ganhos que pode obter e tendo a certeza de que não estará sozinho no processo. Percebemos esse comportamento também nos pais que porventura chegam ao coachtório céticos sobre os resultados do Método.

Graças à nossa condução de alinhar expectativas logo no primeiro contato e saber dizer não a um cliente quando necessário, raramente alguém abandona o processo no meio do caminho. Afinal, propiciar esse empoderamento do adolescente é um valor muito forte para nós.”

Matérias Relacionadas

Confira cinco atitudes para destravar sua criatividade hoje
Como criar um diálogo verdadeiro com seu adolescente
Já sou coach, posso aplicar as técnicas em crianças?