As sete melhores brincadeiras para dias de chuva

As sete melhores brincadeiras para dias de chuva

Por: Marcia Belmiro | Crianças | 14 de outubro de 2019

A cena é clássica: Está chovendo, as crianças estão cheias de energia e você não sabe mais o que inventar para entretê-las. Sorria! Fizemos uma lista com as sete brincadeiras mais divertidas para dias de chuva! Confira aqui:

⦁ Jogo dos 7 (ou mais) erros em casa

Em vez de marcar em um papel as diferenças entre duas figuras, nessa brincadeira todos vão para um cômodo. Lá, têm que observar cada detalhe, com atenção, durante 30 segundos: decoração, posição dos móveis e objetos em geral. As pessoas saem, exceto uma, que vai alterar 7 (ou mais, fique à vontade) coisas na cena. Essa atividade é interessante porque pode ter vários níveis, dependendo da idade e habilidade de observação dos participantes. Para não estimular a competição, sugerimos que todos formem uma equipe, como um time de detetives.

⦁ Banda

Cada um escolhe seu instrumento (ou panela), vocês montam um setlist com as músicas preferidas da família e começa o show. Vale escolher roupas de pop star, inventar nomes artísticos bem divertidos e até criar coreografias. Esse tipo de brincadeira é interessante porque diverte antes, durante e depois – dá para fazer fotos e vídeos, e rir muito lembrando da performance improvisada.

⦁ Acampamento

Amarre um lençol em duas cadeiras e crie a cabaninha como quiser. Algumas sugestões: almofadas para deixar o chão fofinho, lanterna para fazer teatro de sombras e o que mais a imaginação de vocês mandar. Deixe as crianças comandarem a brincadeira e criarem o próprio acampamento de faz de conta. Em atividades assim, fica mais divertido se os pais se limitam a propor e dar as condições básicas para a brincadeira, deixando por conta das crianças todo o resto. Uma brincadeira tradicional como essa é legal porque tem o poder de transportar os adultos de volta à própria infância, resgatando a atitude brincante muitas vezes esquecida.

⦁ Faça arte

Quando adultos ouvem falar em arte, geralmente pensam: “Mas eu não tenho habilidade para isso.” Por isso é tão gostoso propor atividades artísticas às crianças, que ainda não desaprenderam a usar a criatividade. Vamos propor uma brincadeira simples, rápida e que não demanda nenhum grande talento ou materiais complicados: uma cobra de argolas de papel. Cortem duas folhas de papel A4 em oito tiras, façam argolas e prendam cada uma com grampeador ou cola. Cortem dois triângulos – um grande e um pequeno, e colem o grande para fazer a cabeça e o pequeno para o rabo. Depois é só brincar com a cobra criada por vocês. Dica: Se tiverem em casa papéis coloridos, misturem duas cores para ficar mais bonito, e desenhem olhos e língua na cabeça.

Veja instruções mais detalhadas no post original.

Prefere uma atividade ainda mais simples? Faça dobraduras, como barquinhos e aviões. Depois de prontos e pintados, com certeza vão merecer uma exposição no salão nobre de casa.

⦁ Experiência científica

Vamos exercitar os talentos de cientista e fazendo um vulcão com lava de verdade (e melhor: sem sujar praticamente nada). Para isso, você precisa de 1 bacia para montar o vulcão, 1 garrafa de plástico pequena, 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio, 1 xícara de chá de vinagre, 1 xícara de chá de detergente líquido, papel para imitar as paredes do vulcão (se tiver corante alimentício ou anilina em pó vermelha, fica ainda mais divertido). Assista à experiência completa no site Tempojunto: https://www.tempojunto.com/2015/11/05/faca-com-seus-filhos-um-vulcao-caseiro-com-lava-de-verdade/

⦁ Peppa Pig

Não é porque está chovendo que só dá para brincar dentro de casa. Quem tem crianças pequenas provavelmente conhece Peppa Pig, a porquinha cujo passatempo preferido é pular em poças de lama. Se tiver quintal na sua casa ou existir parque próximo, essa vai ser uma brincadeira inusitada e divertida. Vocês podem fazer como a família Pig, que vai em busca das maiores poças de lama do mundo usando galochas e capas de chuva, ou podem aproveitar o clima tropical do Brasil para ficarem todos bem sujinhos e felizes e, depois de curtir a chuva, tomarem um banho gostoso em casa.

⦁ Procure um arco-íris

Depois que a chuva passar, saiam pela rua procurando um arco-íris. Ou então façam o próprio arco-íris com um espelho de mão apontado para um facho de luz, depois de mergulhado em um copo com água.

Quem acompanha nosso blog sabe que estimulamos a verdadeira conexão entre pais e filhos, por isso todas as atividades que sugerimos são para a família, não só para as crianças. Bom divertimento!

                      






Matérias Relacionadas

A importância de uma conversa sem julgamento
Como conquistar a atenção do adolescente em sala de aula sem ameaças nem punições?
Como lidar com a ansiedade infantil sem remédio