Trabalho part-time

Trabalho part-time

Por: Marcia Belmiro | Carreira | 02 de outubro de 2020

Segundo o Sebrae:

Existem no país 7,3 milhões de mulheres donas do próprio negócio, ou 31% do total de empreendedores brasileiros;

Dessas empresárias, 78% são mães (68% começaram a empreender depois de ter filhos);

No Brasil, as mulheres são a maioria entre os novos empreendedores e representam 51% das empresas recentes;

As empresas lideradas por mulheres foram mais afetadas pela crise do coronavírus (52% paralisaram temporariamente ou de vez suas atividades) que aquelas administradas por homens.

No momento atual, de escolas fechadas por conta do coronavírus, muitas mães têm pedido demissão ou têm sido demitidas do emprego, e buscam trabalhos de meio expediente – o chamado part-time – de modo a terem alguma renda com uma logística possível de cumprir nessas circunstâncias.

Essa nova modalidade de trabalho – que já vem crescendo nos últimos anos – ao mesmo tempo que empolga pela flexibilidade de horários, preocupa as mulheres-mães, que se perguntam se darão conta de conciliar os cuidados com os filhos, as demandas domésticas e a atividade profissional.

A questão, segundo analistas de carreira, é que quando essa decisão não surge como escolha, mas como necessidade premente, é muito comum que esses empreendimentos maternos sejam criados sob bases frágeis, sem planejamento adequado nem preparo para tal.

Marcia Belmiro analisa o assunto:

Há determinados tipos de trabalho que exigem dedicação full time – como por exemplo uma pequena empresa criada do zero, até que decole de vez. Nesse caso, ao tentar levar a atividade profissional à frente como ‘bico’, nos intervalos das outras demandas, provavelmente vai gerar mais estresse, frustração e menos objetivos alcançados. No entanto, existe uma questão mais importante aí: Por que esta é uma dificuldade majoritariamente feminina? Por que os homens não são igualmente implicados no cuidado com a casa e os filhos do casal? Essa conversa é necessária e urgente.”

Fonte:

Sebrae Empreendedorismo. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=&fq={%22sebna_tema%22:[%22Empreendedorismo%22]}

Matérias Relacionadas

Você também está insatisfeito na profissão?
Oito “neuras” dos pais
Como motivar os professores, para além do salário?