Para além disso, o Método CoRE KidCoaching dá ao professor uma visão diferenciada sobre seus alunos. Com a formação, o educador é capaz de olhar os potenciais individuais e ao mesmo tempo perceber a coletividade, entendendo os modos de funcionamento desse grupo. Dessa forma, pode ajudar na construção do senso de comunidade da turma – a sensação de fazer parte de um todo promove a aproximação entre todos.
Com ferramentas específicas da abordagem criada por Marcia Belmiro, o professor pode estimular a turma como rede, sem divisões, bullying ou competição. Quando o professor está preparado para enxergar as necessidades específicas dos alunos, pode despertar o melhor de cada criança. Nesses casos, é comum recebermos relatos de professores que são KidCoaches de que em suas turmas as “panelinhas” acabaram.
O professor que consegue criar um ambiente sem pressões, amigável, seguro, sem medo e com diálogo saudável fortalece na turma valores fundamentais para a inclusão de todo no grupo. Confira a seguir.
Fortalecimento de valores com o Método CoRE KidCoaching:
– Compreensão
– Consciência
– Conhecimento e curiosidade
– Decisão
– Motivação e prazer
– Espontaneidade, originalidade, afetividade e responsabilidade
– Intuição e reflexão
“Quando falamos claramente sobre os conflitos existentes em sala de aula, eles podem ser resolvidos por meio de boas perguntas, da escuta ativa e da construção de combinados sobre o que é ou não aceitável naquele grupo. O tempo usado com esse tipo de conversas, em vez de ser perdido, na verdade é um tempo ganho. Isso porque, com as questões de relacionamento resolvidas, o professor pode de fato dar aula”, analisa Marcia Belmiro.
Fonte:
“Abordagem Coaching na pedagogia”. Parte integrante do Programa de Formação Kids Coaching.