Seis dicas para ensinar sustentabilidade na escola

Seis dicas para ensinar sustentabilidade na escola

Por: Marcia Belmiro | Educação | 20 de janeiro de 2020

Falar de sustentabilidade para crianças e adolescentes pode parecer algo distante, como se o meio ambiente fosse alguma coisa externa. No entanto, não existe o “fora”, tudo é dentro. Quando alguém diz que um objeto não serve mais e vai jogá-lo fora, esse “fora” é o planeta onde moramos e do qual dependemos para viver e garantir a vida de nossos descendentes.

Na verdade, infelizmente já passou do tempo em que a preocupação era com o futuro. Hoje já nos deparamos com situações de emergência, que exigem medidas urgentes para que não haja um verdadeiro colapso: mares com mais lixo que peixes, espécies animais em extinção, degelo nos polos, ocasionando aumento da temperatura em todo o mundo – inclusive no nosso país.

Quando se trata de crianças e adolescentes, é fundamental explicar o que significa praticar a sustentabilidade no dia a dia, suas implicações e consequências diretas. Quando isso fica claro para eles, os jovens são os primeiros a “vestir a camisa”, conscientizando-se, mudando os próprios hábitos e levando a mudança para sua família e sua comunidade.

Pode ser difícil implementar essas mudanças de uma hora para a outra, então a ideia é começar com pequenas transformações.

Confira a seguir seis dicas para ensinar sustentabilidade aos alunos na sua escola:

  • Abordar os 3 Rs:

Reduzir (o consumo e o desperdício);

Reciclar (separar o lixo para coleta seletiva, lembrando de limpar as embalagens antes);

Reutilizar (aproveitar objetos usados para novos fins, como usar garrafas vazias como vaso de planta).

  • Entender, no contexto de cada série, sua própria realidade, e como os 3 Rs se encaixam (ex.: crianças da educação infantil já podem ser orientadas a separar o lixo sob supervisão; alunos do ensino fundamental podem fazer uma composteira).

3- Dar oportunidade para que os alunos proponham ideias para as questões apresentadas. Quando as crianças e os adolescentes fazem parte da solução, em geral o comprometimento no projeto é muito maior;

4- Dividir responsabilidades entre alunos, professores e demais funcionários, de acordo com suas possibilidades, proporcionando engajamento geral;

5- Aproveitar para discutir sobre os efeitos do consumismo e como reduzi-lo (uma ideia é criar uma feira de trocas na escola, que pode incluir material didático e uniformes, além de objetos das famílias em geral).

6- Mensurar as ações e seus resultados, criando uma “gincana do bem” para medir a redução do consumo de água e energia, do lixo produzido etc.

Para o ensino da sustentabilidade ser sedimentado entre crianças e adultos da comunidade escolar, é fundamental que as ações não sejam pontuais, mas que haja constância. Não adianta promover uma feira de ciências com o tema reciclagem, e no dia seguinte toda a instituição continuar usando copos descartáveis, por exemplo.

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